Nesse projecto dizia que os raios UVA eram os que mais atacavam o interior da pele e os que nós não sentíamos e, os UVB são os que causam os escaldões. Elas, também, disseram que a nossa pele nunca se esquece dos escaldões anteriores e que vai ficando, cada vez mais, danificada, com danos só visíveis daqui a alguns anos, como as manchas, rugas e o cancro de pele.
Para prevenir tudo isso, não devemos apanhar Sol das 11h às 16h. Colocar protector solar adequado ao nosso tipo de pele, por exemplo para as peles mais claras deve-se usar o factor 50+, deve ser renovado de 2 em 2 horas e sempre que vamos à água. Temos de usar chapéu, com a pala virada para a frente, usar t-shirt, de preferência de cores claras e devemos beber muita água, para nos mantermos hidratados. Mesmo nos dias nublados devemos colocar o protector, estejamos na praia, a acampar ou a caminhar.
Depois de todas estas dicas ofereceram-nos um saquinho com umas lembranças. Era uma revista com passatempos, um pequeno protector solar e uma caixa de lápis de cor.
Eu gostei muito desta visita que as farmacêuticas fizeram à nossa sala, já sabia estas regras, mas é sempre bom relembrá-las e vou passar a proteger-me ainda mais.
Inês Martins, 4.ºD
Sem comentários:
Enviar um comentário